Projeções de telhados

Um telhado é formado por duas ou mais faces planas inclinadas, denominadas águas ou tacaniças. Essas faces se interceptam formando segmentos de reta que, quando horizontais, são chamados cumeeiras e, quando inclinados, podem ser espigões ou calhasA diferença entre eles é que as águas que caem sobre o telhado se afastam dos espigões e convergem para as calhas, quando estas existem. As calhas (ou rincões) só aparecem num telhado cuja projeção horizontal é um polígono não convexo.
Chama-se declividade de um telhado ao valor da tangente do ângulo que os planos das águas formam com o plano horizontal, dada na forma de porcentagem. Por exemplo, um telhado inclinado de 45° tem sua declividade igual a 100% (tg 45° = 1).

O aplicativo abaixo mostra um telhado com 6 águas. Você pode interagir com ele, movendo os controles deslizantes e verificando as diferentes formas que ele assume, em perspectiva, ou visualizando suas projeções horizontal e vertical.


As figuras seguintes mostram as construções das projeções horizontais e verticais de dois telhados, um com ângulos retos e o outro com ângulos diferentes. Nos dois casos, supõe-se que a base do telhado está no PH.
Observe que os segmentos na projeção horizontal são bissetrizes dos ângulos formados pelos lados do polígono da base.
Observe, também, que a altura do telhado na projeção vertical depende da declividade do mesmo e é obtida através do triângulo de VG dos segmentos de declive (x, y e z) dos planos das águas.





Exercícios:  206   207   208   209   210

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ou sugestão